REUNIÃO
Comando de Preparo realiza Reunião de Aprendizado Estratégico
O Comando de Preparo (COMPREP) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 14 e 17/05, a Primeira Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (RAES) de 2025, no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que ministrou uma palestra a Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Unidades subordinadas ao COMPREP.
Conduzido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, o evento reuniu lideranças da Força Aérea Brasileira para discutir os desafios e avanços no preparo e na prontidão das Unidades operacionais da FAB.
O Comandante da Aeronáutica destacou a importância estratégica da RAES como ferramenta de integração e alinhamento institucional. “Reuniões como esta são fundamentais e têm uma relação direta com outros encontros de governança importantes que realizamos no âmbito da Força. Foi essencial para trazer um panorama mais atual do COMAER [Comando da Aeronáutica], permitindo que o efetivo do Preparo e Emprego tenha uma visão mais ampla de outras atividades ligadas ao mundo político, econômico e a projetos estratégicos da FAB”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.
A RAES proporcionou um espaço de troca de experiências, análise de resultados operacionais e debates entre os Comandantes das Unidades subordinadas ao COMPREP, reforçando o comprometimento da Força com a excelência operacional e a sinergia entre os diversos níveis de comando.
“O COMPREP tem como missão garantir que nossas unidades estejam sempre preparadas para qualquer tipo de demanda. E esse preparo começa com o alinhamento de ideias e propósitos. A RAES não é apenas um momento de avaliação, mas também de troca intensa e de fortalecimento da nossa coesão operacional. Saí muito satisfeito, vendo que aprendemos entre nós mesmos e isso é o avanço desta atividade”, destacou o Tenente-Brigadeiro Nogueira.
A realização da I RAES de 2025 consolida o compromisso da Força Aérea Brasileira com a cultura de prontidão, da atualização doutrinária e da excelência no emprego do Poder Aeroespacial.
Fotos: Sargento C. Falcão/ BASV